5 dicas para elaborar um bom currículo

 
Você está à procura de emprego? Já elaborou seu Currículo Vitae? Não! Vamos ajudar você.

Todos sabem que o Currículo Vitae, é a “identidade” do candidato para uma possível seleção. É por meio do currículo que geralmente as empresas obtêm as primeiras impressões a respeito dos seus futuros colaboradores. Por isso é muito importante que este currículo seja bem elaborado, afinal ele é o seu “cartão de visita” nas seleções.

O currículo tem que ser ao mesmo tempo, atrativo, simples, e completo, de forma que defina bem o seu perfil profissional. Parece difícil, mas não é. E como essa é um dos principais passos para a entrada no tão sonhado Mercado de Trabalho, nós do Instituto de Psicologia Aplicada, vamos ajudar você. Preparamos 5 dicas valiosas para você elaborar um excelente currículo.

1 – ESTÉTICA: Ao elaborar o seu currículo, evite fontes personalizadas/estilizadas, opte por fontes padrões como Arial, Times New Roman ou Calibri. Dê preferencia à cor preta, pois agrega um tom de seriedade ao currículo.

2 – OBJETIVIDADE: Inicie com as informações pessoais, seja objetivo. (Nada de colocar todos os documentos juntos, como por ex: Registro de Nascimento, certidão de batismo, CPF, RG, Passaporte, Carteira de Motorista, Carteira de Vacina, Nota fiscal da primeira bicicleta, e etc.) Basta somente os documentos básicos, pois estas informações são importantes para depois da contratação. Coloque suas principais qualidades; O objetivo de estar concorrendo à vaga; Se for a primeira oportunidade, o objetivo em longo prazo na carreira. Marketing Pessoal é a chave, porem com franqueza. Nada de informações falsas, pois você nunca saberá quando serão contestadas.

3 – FORMAÇÃO: Exponha todos os seus conhecimentos que considera relevante ao cargo pretendido. Sem exageros, demonstre o que mais lhe interessa e expresse suas habilidades sejam elas natas ou adquiridas por meio de algum curso. (Ex. Formação Acadêmica, Cursos complementares, idiomas, dentre outros, etc.).

4 – EXPERIENCIAS PROFISSIONAIS: Ordene suas experiências profissionais em ordem decrescente. (Atualmente não é exigido telefones para contato, porém fica a critério do candidato). É importante informar as atribuições assumidas no ultimo cargo. Não se preocupe com o tempo de experiência. O mercado hoje é renovado a cada dia, e as concepções de empregado/empregador são diversificadas devido as diferentes gerações.

5 – FORMATAÇÃO: Como eu já disse, seu currículo é o seu “cartão de visitas”, portanto ao formatar lembre-se de que a outra pessoa que vai recebê-lo tem que olhar e agradar do que esta vendo. Nada de letras coloridas, se forem usar bordas que seja simples. Separe os conhecimentos das experiências por tópicos e marcadores. Utilize sempre papel A4. Dê destaque ao seu nome, e os subtítulos. É importante ter informações de contato com você! (Muitas vezes os telefones não funcionam, e somos obrigados a convocar outros candidatos). Verifique os erros ortográficos, pois currículos com erros dependendo do cargo são imperdoáveis.

Bom é isso!
Aproveitem as dicas e sucesso!
Ricardo Furtado
Psicólogo Organizacional - CRP 09/6939
Instituto de Psicologia Aplicada
www.ipaonline.com.br

Leia sobre: CurrículoDicasIPAOportunidades
TWITTER