Alunos dos cursos de Habilitação Técnica em Segurança no Trabalho e Rede de Computadores participaram na noite desta segunda, 13, da Aula Inaugural realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Tocantins, com o apoio do Serviço Social da Indústria – SESI, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO em Palmas. Os cursos serão oferecidos gratuitamente para 160 alunos da rede estadual de ensino no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec do Governo Federal.
Iniciada com breves pronunciamentos dos representantes das instituições realizadoras e parceiras, a Aula Inaugural contou com apresentação técnica dos cursos e dos professores/instrutores para os pais e alunos presentes, palestra show de integração e motivação, além de coffee break.
A gerente da unidade SENAI de Palmas, Mychelly Simões, representou a diretora regional do SENAI Tocantins, Raimunda Tavares, destacando em seu pronunciamento o trabalho de preparação da instituição que, desde o ano passado, realiza melhorias para receber e oferecer os cursos com qualidade para os alunos.
“O Pronatec foi criado principalmente para dar condições ao País de manter um vigoroso e duradouro processo de desenvolvimento porque a gente não consegue continuar sendo a 7ª economia do mundo se não formarmos profissionais para atuar nas diversas áreas do setor produtivo. O SESI e o SENAI sentem-se orgulhosos de receber estes 160 alunos da rede estadual de ensino pra fazer parte da nossa rede”, acrescentou a gerente destacando a importância e confiança na escolha do SENAI como agente executor do Programa.
São 3 turmas com 40 alunos cada no curso Técnico de Segurança no Trabalho e 2 turmas com 20 alunos em cada para o curso Técnico em Redes de Computadores. A Secretaria Estadual de Educação – SEDUC/TO é parceira do SENAI e teve o chefe da pasta, Danilo de Melo, representado pela subsecretária de Educação Básica, Leida Maria que reforçou com os alunos a necessidade de se desenvolver características como coragem, perseverança, animação e alegria para o bom aproveitamento do curso.
Quem ocupará uma destas 160 vagas e afirma que não perderá esta oportunidade é a estudante do 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Frederico Pedreira, Thayse Batalha. “Eu vou fazer o curso porque é uma oportunidade de trabalho bem competitiva. Hoje em dia tem muita oportunidade de emprego e é bem caro o curso, então eu ganhei e achei melhor fazer”, disse a estudante.
Os cursos serão ministrados nas unidades do SENAI nos turnos matutino e vespertino até o dia 27 de novembro em Palmas. O SESI participa do Programa realizando o acompanhamento pedagógico (reforço escolar), em disciplinas como Matemática e Português, com “objetivo de propiciar uma formação integrada no sentido de promover a educação profissional”, como explicou a coordenadora pedagógica em Palmas, Leila Aires, a qual representou o superintendente estadual da instituição, Charles Alberto Elias.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o País oferecendo cursos gratuitamente por meio de parceiros-executores, como o SENAI. Nesta etapa do Programa no Tocantins, são oferecidas mais de 400 vagas, sendo 180 em Araguaína, 80 em Gurupi e 160 em Palmas.