Educação Especial

Olimpíadas Escolares é representada por alunos tocantinenses

 Do G1

Ir à escola pode parecer chato para muitos adolescentes. Passar o dia inteiro no colégio pode até parecer um castigo. Mas não é o que prova o modelo de ensino em tempo integral. Apesar de pouco difundido no Brasil, virou moda em Tocantins. Somente em Palmas, na capital do estado, existem 12 escolas municipais que mantêm seus alunos ocupados de 8h às 17h. Além das aulas tradicionais, os estudantes têm direito a diversos cursos extracurriculares, como atividades esportivas, aulas de música, de línguas, entre outras opções.

Pioneira do projeto em Tocantins, que conta com quatro unidades padrão, com 1.200 a 1.400 alunos em cada, a Escola Municipal em Tempo Integral Padre Josimo Tavares está sendo representada por sua equipe de basquete nas Olimpíadas Escolares. Depois de estrear com vitória em Poços de Caldas (MG), a instituição derrotou a Escola Estadual Olimpio João Pissinati Guerra, de Sinop (MT), por 52 a 47.

Capitão de sua equipe, Ricardo Guarda participa da competição estudantil pela segunda vez. Eliminado no ano passado na primeira fase, o jovem, que também pratica natação, judô, karatê, e ainda cursa as aulas de espanhol, sonha alto.

“A escola tem aulas de artes, educação musical, tem uma banda, xadrez, diversos tipos de dança e cursos de línguas. Segunda e quarta a gente fica na escola até as 19h treinando, e sexta até as 20h. Em 2011, a gente não conhecia a competição, por isso nem sabíamos o que esperar. Neste ano, nosso time veio buscar o pódio”, afirmou o jovem de 14 anos, que fez testes no Colégio Sinodal e deverá se mudar para o Rio Grande do Sul no fim do ano.

Um dos responsáveis pelo projeto, o professor de educação física e técnico da equipe masculina de basquete, Marley Milhomem, afirmou que em apenas quatro anos muita coisa já mudou.

- No primeiro ano, a nossa quadra não tinha nem tabela. Hoje, a estrutura é bem diferente, moderna. Trabalhamos com 60 meninos de 7 a 14 anos. O Ricardo já disputou Campeonato Sul-Americano e o Brasileiro Sub-15 pela seleção tocantinense. Estamos evoluindo aos poucos.

 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS