Da Redação Vitrine
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins - Ruraltins promove de 22 a 26 de outubro, em Cristalândia, curso de capacitação no processamento de mandioca. Agricultores Familiares dos Projetos de Assentamentos São Francisco e Virginia participarão do treinamento divido em partes de teóricas e práticas.
De acordo com a técnica do Ruraltins, Ana Lúcia Guimarães Barbosa, responsável por ministrar o curso, o treinamento irá enfatizar todo o processo que envolve a fabricação de farinha, começando pela higienização, passando pela embalagem do produto, rotulação e conservação ambiental.
“ A região tem potencial para a produção da mandioca, queremos preparar e mostrar para o produtor as vantagens de colocar no mercado um produto de qualidade”, disse a técnica.
Resultado - O Ruraltins tem como objetivo, por meio dos seus profissionais, qualificar e fortalecer o agricultor familiar abrindo oportunidades para novos mercados. Até o fim do ano o órgão irá capacitar, em várias regiões do Estado nas áreas econômica, social e produtiva mais de mil pessoas.
Mandioca - De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os nove primeiros produtos agrícolas do País, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção.
De acordo com o pesquisador da Embrapa da Bahia, Joselito Motta, a mandioca também é rica em nutrientes para o consumo, a exemplo de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. “A mandioca é exótica, orgânica e saudável”, resume ele.
Fonte: Ruraltins.