Da Redação Vitrine
Com o objetivo de fortalecer a classe empresarial e estimular o crescimento econômico do Tocantins, presidentes de 14 entidades que representam o segmento oficializaram, na manhã desta quarta-feira, 31 de outubro, a criação do Conselho Empresarial do Estado. A entidade representativa terá como objetivo central reunir as demandas e as propostas dos investidores e empreendedores, por meio das suas entidades classistas, e levá-las ao Governo Estadual e às Prefeituras Municipais.
A Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Estado do Tocantins (Ajee/TO) é uma das entidades que apoia a criação do conselho como ferramenta de estímulo da economia local. Para Mércia Fernanda, presidente da Ajee, a implantação do conselho é de suma importância para dar voz, força e unidade ás demandas e ás propostas do setor. “Muitas vezes duas ou três entidades tem a mesma opinião e propostas semelhantes que necessitam do apoio do governo ou da prefeitura. Porém, vão sozinhas apresentar ou reivindicar as suas demandas. Com o conselho, o representante vai respaldado por 14 entidades que representam empresas que geram imposto, renda e oportunidades para a população do estado. A abordagem e a força para discussão certamente será diferente”, explicou Mérca.
O conselho Empresarial - A reunião desta quarta-feira foi a primeira e o início dos debates para a formatação e implantação efetiva do Conselho Empresarial. Ainda de acordo com Mércia Fernanda, o grupo está aberto para receber outras entidades que desejem participar do grupo. “As portas estão abertas e o desejo do grupo é para que todos participem”, finalizou a presidente da Ajee ao explicar que o Conselho Empresarial não é uma entidade, mas a reunião de representantes de todas as entidades representativas do segmento.
Para o dia 21 de novembro ficou agendada uma nova reunião, que será realizada na sede da CDL às 17 horas. Entidades, ligadas ao comércio, indústria e ao empresariado, que tiverem interesse em participar do Conselho Empresarial são convidadas a participar da reunião.
Até agora fazem parte do Conselho Empresarial do Tocantins as seguintes entidades: Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa); Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção ( Acomac); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, informações e Pesquisas do Tocantins (Sescap-TO); Sindicato da Beleza do Tocantins (Sinbelt), Associação de Distribuidores e Atacadista do Tocantins(ADAT), Associação Tocantinense de Supermercado (Atos), Câmara de Dirigentes Logistas de Palmas (CDL), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet), Federação das Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte do Tocantins (Femicro), Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Automotores (Sincodive), Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav), Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (Ajee) e Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC-TO).
Fonte: Acipa