Discutir assuntos relativos ao setor do comércio nos Estados que compõem a região amazônica foi o foco da 19ª Edição do Fórum da Amazônia Legal em Porto Velho, Rondônia. O evento, que aconteceu nos dias 11 e 12 de abril, contou com a participação de uma comitiva composta pela Fecomércio Tocantins. Ao final do evento, foi encaminhado um documento com as demandas para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, para as devidas providências que beneficiarão o trabalho das Federações nesses Estados.
Na cerimônia de abertura, que aconteceu no Teatro Um do Sesc, o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, José Roberto Tadros, falou sobre a importância e a riqueza da biodiversidade amazônica. Para ele, o Sistema Comércio deve assumir a liderança das causas sociais e a ter uma maior participação na produção da riqueza do País e de seu desenvolvimento.
Durante a programação ocorreram ainda diversas reuniões simultâneas entre os Presidentes, Superintendentes e Diretores do Sesc e Senac do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Roraima, Tocantins e de Rondônia. Dentre os temas abordados estiveram o sistema de escoamento de mercadorias por meio de estradas, ferrovias e hidrovias como forma de auxiliar o comércio, programas como Pronatec e de Gratuidade, modernização de softwares de gestão e nova fase do Sesc Ler.
Segundo a superintendente da Fecomércio Tocantins, Silmara Lustosa, o encontro serviu para aprimorar os serviços e trazer benefícios aos Estados participantes. “Ao longo das discussões e da apresentação de projetos, todos os Estados podem compartilhar suas experiências, para que possamos melhorar os serviços oferecidos ao nosso público-alvo, e contribuir assim para o desenvolvimento dos Estados e da Região”, ressaltou.
Para o diretor do Sesc, Marco Antonio Monteiro, o momento gera discussões também a respeito da gestão. “São nessas edições dos fóruns da Amazônia Legal em que a pauta gerada acaba também modificando a administração, por meio de inserção de novas ações e novas maneiras de gerir”, disse. Já a diretora do Senac, explica que o debate auxilia no processo de tomada de decisões: “Junto com os demais diretores, decidimos algumas diretrizes para a execução de projetos que são enviados ao departamento nacional, como forma de ajudar na construção de um trabalho consistente”.
Na noite do dia 12, foram entregues, durante um jantar de gala, as comendas “Ordem do Mérito Comercial da Amazônia” e “Ordem do Mérito Comercial de Rondônia” às autoridades dos Estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul e Roraima.
(Camila Takahashi) – Ascom Sistema Fecomércio TO)