Buscando desenvolver a educação inclusiva, o Governo do Tocantins promove nas escolas do Estado a modalidade de ensino Educação Especial, que definida como proposta pedagógica, assegura um conjunto de recursos e serviços educacionais aos estudantes que apresentam algum tipo de necessidade especial no ambiente escolar. O objetivo é promover o desenvolvimento das potencialidades destes educandos.
Para apoiar neste sentido as Diretorias Regionais de Gestão e Formação da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), a diretoria de Educação Indígena e Diversidade da Seduc direciona o ensino especial no Estado no âmbito político, pedagógico e administrativo. “Através da diretoria promovemos a implantação de salas de recursos multifuncionais nas unidades escolares da rede estadual de ensino e geramos acompanhamento às escolas especiais, como as Apaes, bem como os Centros de Educação Especializada”, destaca a diretora Maria Marlene Porto.
Salas de recursos multifuncionais
As salas de recursos multifuncionais são espaços organizados preferencialmente em escolas comuns da rede de ensino, objetivando oferecer o suporte às necessidades educacionais dos alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. “As salas tem o intuito de apoiar o processo de implementação, colocando as escolas em um contexto mais amplo, reunindo recursos para garantir o atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos”, explica a diretora.
Segundo a professora da sala de recursos multifuncionais da Escola Estadual Frederico Pedreira Neto, Maisa Basílio, a sala atende alunos com necessidades especiais de toda a rede regular de ensino. “Recebemos alunos das escolas estaduais, municipais e particulares. Temos 26 estudantes, entre quatro e 62 anos, que fazem uso das salas duas vezes por semana, totalizando quatro horas semanais”.
Para o estudante Victor Vicente, 21 anos, que tem deficiências múltiplas, frequentar a sala de recurso multifuncional proporciona a suplementação das dificuldades enfrentas pelo jovem. “Gosto muito de vir para essa sala. Aqui eu leio, pinto e escrevo”. Vicente conta que irá fazer faculdade de medicina veterinária. “Quando eu crescer, vou estudar veterinária para cuidar do gado e dos cavalos”.
Centros de Educação Especializada
De acordo com Maria Marlene, além das salas de recursos multifuncionais, os alunos com necessidades especiais também são acolhidos através do Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio, do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS/TO).
Os Centros de Educação Especializada atendem os alunos matriculados na rede regular de ensino em áreas complementares de apoio ao currículo. “Nos centros realizamos atendimento aos alunos com cegueira e baixa visão, múltipla deficiência sensorial, surdos, surdocegueira, com altas habilidades/superdotação e por fim com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Trabalhamos de forma a complementar e apoiar o currículo do ensino regular”, explica a diretora.
Segundo a Diretora, para os alunos do CAS são ofertadas aulas de língua portuguesa e língua de sinais, e atendimento pedagógico. “Convém ressaltar a existência do coral Mãos que Cantam e Encantam, composto por pessoas surdas. Também oferecemos curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos níveis básico, intermediário e avançado para professores e comunidade”, explica acrescentando que no CAP os alunos têm acesso a aulas sobre o sistema Braille, soroban, informática, orientação e mobilidade. “ Também ofertamos obras literárias impressas em Braille e gravados em áudio, material didático ampliado, tátil e digital destinado a professores e comunidade”, exemplifica.
Já os NAAHS disseminam conhecimento sobre altas habilidades e superdotação nos sistemas educacionais, nas comunidades escolares e nas famílias, de maneira a orientar e formar os professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais na área da Educação Especial, como também na comunidade. (ATN)