Menos burocracia e mais agilidade para a classe empresarial



Em processo de implantação, a Redesim – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, através do projeto Integrar, passa a ser realidade no Tocantins a partir da próxima segunda-feira, 22. Os empreendedores interessados em abrir uma empresa vão poder consultar pela internet a viabilidade do nome escolhido.

Conhecida como: Pesquisa de Nome Empresarial, a consulta pode ser feita em qualquer cidade do Estado, pela internet, no site www.jucetins.to.gov.br. A nova ferramenta possibilitará ao empresário saber se o nome escolhido para montar o negócio está ou não disponível no Estado. O serviço estará acessível para todo o Tocantins.

Depois de passar pelo sistema de Consulta de Viabilidade, o empresário precisa procurar um dos pontos de atendimento da Jucetins – Junta Comercial do Tocantins em Gurupi, Araguaína, Palmas ou Dianópolis para entregar a documentação e dar continuidade ao processo de abertura da empresa.

No Tocantins, Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; e Jucetins, em parceria com o Sebrae, trabalham para a implantação do projeto que deverá simplificar os procedimentos e facilitar o atendimento ao público no Estado. Nesse primeiro momento será possível saber, pela internet, se o nome escolhido está disponível.

Todo o processo está sendo feito com o apoio da Jucemg – Junta Comercial de Minas Gerais. Durante essa semana será realizada a capacitação em Palmas com servidores da Jucetins que devem trabalhar com a alimentação do sistema que passa a funcionar a partir da semana que vem. A apresentação do projeto para contadores da capital será na sexta-feira, 19, às 19h30 no auditório do Sebrae.

Uma segunda fase do projeto, que deve ampliar a integração on-line de sistemas necessários para abertura, encerramento e alteração contratual de empresas deve ser realizada em 90 dias. A previsão é de que a partir daí, todo o processo seja ainda mais ágil.

Araguaína

Em Araguaína, a partir de segunda-feira, 22, além da consulta do nome da empresa também será possível realizar a Consulta Prévia Locacional, ou seja, verificar se o local/endereço escolhido para a implantação do empreendimento está liberado para a instalação.

Lá, também será realizado um treinamento específico, na manhã desta quinta-feira, 18, com colaboradores da prefeitura para lidar com o sistema de pesquisa de endereços. A noite, às 19h30, no auditório da Aciara, o projeto será apresentado para os contadores da cidade, em uma reunião técnica.

Inicialmente, apenas Araguaína vai contar com a ferramenta de consulta por localidade, já que entre as três maiores cidades do Estado, apresentava um sistema mais preparado para receber o programa. A implantação do sistema de consulta de endereços em Palmas e Gurupi, para atender as regiões Central e Sul do Estado, está em fase de estudos.

Redesim e Integrar

Redesim é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, criada pela Lei 11.598 de 2007, que concentra serviços combinados das esferas federal, estadual e municipal como forma de impulsionar a formalização de empresas e fomentar riquezas.

O Projeto Integrar faz parte do Redesim e é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as juntas comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

Cronograma

PALMAS
17/07 – TREINAMENTO SERVIDORES JUCETINS
Horário: 8h30 às 12h e 14h às 18h
Local: Jucetins Palmas

19/07 – APRESENTAÇÃO CONTABILISTAS
Horário: 19h30
Local: Auditório Sebrae Palmas

ARAGUAÍNA

18/07 – TREINAMENTO SERVIDORES PREFEITURA
Horário: 14h às 18h
Local: Prefeitura Araguaína

18/07 – APRESENTAÇÃO CONTABILISTAS
Horário: 19h30
Local: Auditório Aciara

19/07 – TREINAMENTO SERVIDORES JUCETINS
Horário: 9h às 12h
Local: Jucetins Araguaína

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação/Mineratins

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