Estão abertas as inscrições para o primeiro curso do Programa de Formação de Agentes Públicos (FORMAP) – Edição 2013, oferecido online, pelo Tribunal de Contas do Tocantins. Ao todo, serão disponibilizados, neste ano, nove cursos utilizando a metodologia totalmente direcionada para ensino a distância.
Com o objetivo de orientar a administração pública na correta aplicação dos recursos, o FORMAP é voltado para gestores, servidores municipais e estaduais, contadores, assessores jurídicos e comunidade em geral. As capacitações são gratuitas.
Inscrições
O primeiro curso/módulo oferecido é o “SICAP-LO”. Para se inscrever, o público-alvo deve acessar o link www.tce.to.gov.br/formap e garantir a vaga. O período de inscrição segue até 4 de agosto. Esse módulo inicia dia 5 e termina em 16 de agosto.
FORMAP
O FORMAP, que acontece via web por meio virtual AVEA/Moodle, proporciona flexibilidade quanto ao horário de realização das capacitações e cobre os 139 municípios. Conta com conteúdos programáticos, utilização de fóruns temáticos em todos os módulos e material para download.
De acordo com a diretora geral do Instituto de Contas, Marilda Piccolo, “Os cursos são solicitados pelas prefeituras ou câmaras de vereadores municipais. O TCE então, para atender essa demanda os disponibiliza. O importante é que o gestor esteja atento e indique alguns servidores para participarem dos cursos” ressalta.
Além do SICAP-LO, compõe o FORMAP 2013 os cursos: “Elaboração de Termos de Referência”, “Aquisição de Bens e Serviços” e “Controle de Almoxarifado”, “Controle Social”, “Sistema de Controle Interno”, “Prestação de Contas”, “Transparência e Controle – Lei nº 12.527/2011”, “Word Básico” e “Excel Básico”.
Laboratórios de informática
Os alunos do FORMAP vão poder utilizar os laboratórios de informática entregues pelo TCE/TO aos seis municípios polos (Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi e Palmas) durante realização do Programa Agenda Cidadã
O FORMAP é oferecido pelo TCE/TO desde 2007, em parceria com Governo Federal por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, voltado para formação e desenvolvimento dos agentes públicos do Tocantins. Em 2012, foram mais de 6 mil inscrições. ( Informações do TCE)