Começa neste dia 7 de agosto e vai até o dia 5 de setembro o prazo de inscrições para o processo seletivo para o preenchimento de 573 vagas ociosas em 34, dos 43 cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Há vagas disponíveis em diferentes turnos, nos sete câmpus da UFT, para ingresso no segundo semestre letivo de 2013, conforme o edital.
Podem se candidatar às vagas portadores de diploma, alunos desvinculados da UFT que não tenham concluído o curso de graduação, alunos regulares da UFT de outras Instituições de Ensino Superior do Brasil enquadrados nos critérios de transferência interna, transferência facultativa, reingresso ou ingresso conforme o item 1 do edital 050/2013 da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Segundo a pró-reitora de Graduação da UFT, professora Berenice Aires, as vagas oferecidas por seleção extravestibular são originadas principalmente por alunos que desistem dos cursos logo nos primeiros semestres e por alunos de diferentes lugares do país que aproveitam a baixa concorrência de alguns cursos e fazem da UFT uma porta de entrada para o Ensino Superior, e em seguida pedem transferência para insitituições de seus locais de origem. "Uma vez que foram preenchidas, essas vagas não podem ser oferecidas novamente no Vestibular", explica a professora que acrescenta que as vagas ofertadas neste processo seletivo são de alunos que ingressaram em turmas de 2009 ou 2010, conforme a duração dos cursos, e que ficaram ociosas com a sua integralização ao final do ciclo.
"Esta é uma oportunidade que a Universidade oferece para pessoas que por algum motivo não puderam concluir o Ensino Superior retomarem os estudos, para formados que gostariam de cursar uma segunda graduação, para alunos de outras instituições que quiserem de estudar na UFT e também para aqueles estudantes da UFT que gostariam de trocar de curso ou de câmpus", ressalta ela.
Metade dos cursos com oferta de vagas no edital são licenciaturas, o que segundo Berenice reflete um problema que vai além da Universidade. "Licenciaturas e outros cursos desvalorizados ou com baixa demanda no mercado de trabalho acabam tendo baixa procura, mas isto não é uma exclusividade da UFT", comenta.
As inscrições para o processo seletivo custam R$ 70 e os candidatos deverão fazer uma prova objetiva, no dia 22 de setembro. Mais informações no site da Comissão Permanente de Seleção da UFT (Copese) ou pelo telefone (63) 3232-8545.