O Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica (Idahra) aproveita o inicio do segundo semestre letivo para entregar três ecopontos de lixo reciclável em escolas da região sul de Palmas. Receberão os ecopontos nesta quinta-feira, 8, a Escola Municipal Thiago Barbosa (Aureny II), a Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo (Aureny III) e a Escola de Tempo Integral Santa Bárbara. As entregas começam a partir das 8h.
A ação faz parte do projeto Ecoponto na Escola, que conta com patrocínio do Banco da Amazônia e visa estimular a coleta seletiva em quatro escolas da capital. Além da entrega dos ecopontos, os membros do Idahra farão atividades de educação ambiental nas salas de aulas, estimulando a participação dos alunos no projeto.
Ong Idahra . Foto Fernando Alves
De acordo com Fernando Nunes, presidente do Instituto, em cada ecoponto existem três compartimentos apropriados para receber os resíduos sólidos separados em metal, papel e plástico. “Vamos repassar para a comunidade escolar informações sobre o processo de separação do lixo e a destinação adequada, que envolve inclusive a limpeza do material a ser reciclado”, afirmou.
O projeto teve inicio ainda no primeiro semestre deste ano, quando houve palestras de sensibilização em cada uma das escolas envolvidas e um concurso de desenho com os alunos. Uma plotagem com os melhores desenhos personalizou o ecoponto de cada escola. O projeto prevê ainda a realização de apresentações artísticas e capacitações voltadas para os professores das escolas.