Com notas de conceito 5, os cursos de Tecnologia em Logística (Câmpus de Araguaína) e Direito (Câmpus de Palmas) foram os destaques entre os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) divulgados nesta segunda-feira (7). O exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Acesse aqui a íntegra dos dados, direto do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
O curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo também ficou bem colocado, com nota 4, em quinto lugar entre os 49 cursos de 19 instituições avaliados no Tocantins. Os cursos de Ciências Econômicas, Administração e Ciências Contábeis (todos do Câmpus Palmas) obtiveram notas 3 e ficaram, respectivamente, na 7ª, 11ª e 23ª colocação entre todos os cursos avaliados no Tocantins.
Para a vice-reitora da UFT, professora Isabel Auler, os números atestam que houve um grande avanço dos cursos da UFT em direção à qualidade em relação aos conhecimentos agregados pelos estudantes ao longo de sua formação. "Os cursos de Direito e de Logística obtiveram o conceito máximo, ou seja, o conceito 5, o que significa que estão entre os melhores do Brasil, nas respectivas áreas. O curso de Jornalismo obteve o conceito 4, o que o torna também um curso de referência nacional", pontuou a vice-reitora.
O Conceito Enade - que vai em uma escala com notas até 5 - é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior, que também leva em consideração o corpo docente e infraestrutura da instituição.
A vice-reitora frisa ainda que "essas conquistas são fruto de um trabalho intenso das coordenações dos cursos, dos professores e de modo especial do empenho dos estudantes, que demonstraram um compromisso intenso com a formação profissional. Representa também o resultado do investimento institucional no aprimoramento do acervo, dos laboratórios e em programas de formação em mestrados e doutorados dos docentes".
Ciclos - O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior.
Entre os cursos em instituições públicas de ensino superior, 80,5% obtiveram uma nota satisfatória, 17% atingiram nota máxima, 5; 29,8%, nota 4, e 33,7% nota 3. Em 2009, o percentual de cursos com notas satisfatórias era de 61,6%. (Com informações da Agência Brasil e Assessoria de Comunicação do Inep)
Confira abaixo, como ficaram as notas dos cursos da UFT avaliados nesta edição do Enade:
1º - Tecnologia em Logística - Conceito 5
2º - Direito - Conceito 5
5º - Comunicação Social / Jornalismo - Conceito 4
7º - Ciências Econômicas - Conceito 3
11º - Administração - Conceito 3
23º - Ciências Contábeis - Conceito 3
Fonte: Inep/Enade 2012