Pela segunda vez neste ano, os alunos matriculados no segundo ano de escolarização terão a oportunidade de participar da Provinha Brasil.
A avaliação é uma iniciativa inaugurada pelo Ministério da Educação (MEC) no primeiro semestre de 2008, que visa oferecer às redes públicas de ensino um instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização das crianças com idade entre seis e oito anos de idade.
O teste é aplicado em sala-de-aula pelos próprios professores. A data sugerida para a aplicação desta segunda edição da Provinha Brasil é entre a segunda quinzena de novembro e dezembro de 2008, sendo que a adesão das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal é voluntária.
Nesta edição, a Provinha Brasil seguirá os mesmos moldes do teste aplicado no início do ano. A diferença será que, neste teste, as habilidades medidas terão um grau maior de complexidade, com o intuito de possibilitar que os professores verifiquem os avanços de cada um de seus alunos, no domínio dos códigos e compreensão da leitura e escrita, no período posterior ao diagnóstico realizado por meio do primeiro teste, em abril de 2008.
As redes que não fizeram a aplicação do primeiro teste nas suas escolas podem aplicar este segundo, com o objetivo de avaliar de forma sistematizada em que nível de alfabetização se encontram os alunos concluintes do segundo ano de escolaridade.
Os dados coletados por meio da avaliação podem contribuir com o planejamento pedagógico dos professores que trabalharão com estas crianças no terceiro ano de escolaridade.
Toda a aplicação, correção, análise e utilização dos resultados da avaliação fica sob a responsabilidade direta de cada Secretaria de Educação. Também fica a critério das secretarias realizar a aplicação nas escolas da rede privada sob sua administração.
Fonte: MEC