Educação Infantil

Especialistas participam de mesa-redonda no segundo dia de seminário educacional

Fechando a primeira etapa do I Seminário Avaliação, Currículo e Tecnologia na Formação Educacional, às 16h desta terça-feira, 24, no auditório da ATM – Associação Tocantinense de Municípios, uma mesa-redonda com especialistas na área da educação discutiu e provocou uma platéia formada por cerca de 300 professores e gestores escolares, representantes das 13 Diretorias Regionais de Ensino. O evento é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins.

 

Iniciando as discussões o músico e Doutor em Educação pela USP – Universidade de São Paulo, Paulo Roberto Padilha, envolveu todos com a maneira direta com que fala sobre a relevância do currículo para o século em que vivemos. O professor utilizou a música no seu discurso, contextualizando a temática do seminário. Em seguida foi a vez da, também, Doutora em Educação pela UFG – Universidade Federal de Goiás, Luciene Lima de Assis Pires. Ela destrinchou e provocou os presentes sobre a importância e os valores das novas tecnologias no cenário educacional e a criação de universidades tecnológicas no Brasil.

 

Já Simão Pedro Marinho, Doutor em Educação pela PUC de São Paulo, começou sua fala de maneira enfática: "Não podemos nos acomodar com as escolas que temos". Marinho ainda completou, "A LDB atual é a alforria das escolas", numa crítica a padronização dos currículos escolares. A mesa-redonda ainda contou com a presença e a mediação de Roniglese de Carvalho Tito, Diretor de Ensino Fundamental da Seduc – Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins.

 

A segunda etapa do I Seminário Avaliação, Currículo e Tecnologia na Formação Educacional segue até sexta-feira, 28, com oficinas e mini-cursos na Escola Municipal Vinício de Morais, durante todo o dia. Nos cinco dias de evento, os educadores estão participando de palestras, mesas redondas e oficinas, onde, são induzidos a refletir e discutir a maneira utilizada pelo sistema público, na avaliação do aluno e da mesma forma, debater o currículo e a inserção de tecnologias na educação básica.


Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria de Educação-TO

 

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