Tocantins

Pesquisadores agradecem apoio de Amália Santana à Fapto

Em nome da classe pesquisadora do Tocantins, o professor doutor da UFT na área de economia, Waldecy Rodrigues parabenizou e agradeceu o apoio dado pela deputada Amália Santana (PT) ao Projeto de Lei complementar que institui a Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins – Fapto, aprovado por unanimidade nesta quarta, 23, pela Assembleia Legislativa.

Em fevereiro ao assumir cadeira na AL, Amália Santana fez requerimento solicitando ao governo do Estado a instalação da Fundação no Tocantins, uma vez que o Estado era um dos únicos do país a não possuir instituição desse valor. “Há muito tempo sonhávamos com a efetivação da Fapto e o apoio da deputada Amália foi fundamental para que nosso desejo se tornasse realidade”, afirmou o professor.

De acordo com o pesquisador, hoje existem no Tocantins aproximadamente 300 doutores e 600 mestres e com a instalação da fundação esse número pode crescer significantemente, dando oportunidade a mais tocantinenses de alcançarem uma titulação. “Com a Fundação será possível promover o financiamento de mais projetos de mestrado e doutorado, reforçando a pesquisa no Tocantins” explicou Waldecy Rodrigues.

Amália também foi relatora do projeto e fez pronunciamento na tribuna em apoio à proposta. Reforçou a importância da Fundação para o desenvolvimento tecnológico e científico do Estado, “num mundo contemporâneo são praticamente nulas as possibilidades de avanço sem a pesquisa. É preciso valorizar e apoiar os trabalhos que estão sendo realizados com o propósito de melhorar a vida dos tocantinenses”, disse a deputada.

Em seu pronunciamento Amália Santana ainda deu exemplo de projetos destaques no Estado e aproveitou para pedir também que depois de instalada, o Executivo tenha o compromisso de promover uma instituição profissionalizada, sendo dirigida por um doutor com atuação no Estado e que tenha a participação efetiva dos pesquisadores em seus conselhos deliberativos. A Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins será ligada a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

TWITTER