Além das mais de 1.900 vagas já ofertadas para os estudantes das escolas estaduais do Tocantins o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) abre cinco mil novas vagas para os estudantes das unidades de ensino rurais. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira, 22, em Palmas, durante o evento de lançamento de mais uma etapa do programa. A intenção é interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional para alunos do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação do campo.
No evento foi assinado o Termo de Compromisso entre Governo do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para a oferta e execução dos cursos em 92 municípios. Serão mais de 340 turmas formadas em 184 escolas rurais, incluído 14 unidades de ensino indígenas, todas da rede estadual.
“O Pronatec é programa moderno, arrojado, e que vai possibilitar ao aluno do campo ter um curso profissionalizante que se adapta à sua realidade. O cronograma dos cursos é flexível e será ajustado de acordo com cada escola e cada comunidade. Vamos fazer o possível o impossível para preencher todas essas cinco mil vagas para que os alunos do campo e o Estado possam prosperar”, explicou o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo.
De acordo com a senadora Kátia Abreu, que é também presidente do Conselho Deliberativo do Senar, a inovação do Pronatec nas escolas rurais é o estímulo ao empreendedorismo. “Esse é o grande diferencial para os alunos do campo: o incentivo às ações empreendedoras. É essa visão que vai impulsionar os jovens a melhorarem de vida. O agronegócio precisa de profissionais qualificados para que o Brasil possa avançar ainda mais”, disse.
O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, que representou o governador Siqueira Campos, enfatizou a relevância da parceria entre Educação e Senar para a qualificação dos profissionais que atuam no agronegócio, setor em que o Tocantins tem se destacado em cenário nacional.
As inscrições serão feitas nas próprias escolas e os estudantes poderão optar por cursos como apicultura, bovinocultura, operador de tratores, cultivo de grãos, suinocultura, construção de sistemas de irrigação, entre outros. A carga horária de carda curso é de 160 horas.
Presenças
Participaram ainda da solenidade, o secretário executivo do Senar, Daniel Carrara; os secretários estaduais das Oportunidades, Omar Henneman, e da Indústria e Comércio, Paulo Massuia; a presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida; o reitor da Fundação Universidade do Tocantins, Joaber Macedo; o reitor do Instituto Federal Tecnológico do Tocantins, Francisco Nailton, além de prefeitos, secretários municipais de educação e diretores Regionais de Ensino. ( com informações da Seduc-TO)