Há uma semana do prazo para a adesão ao Programa Mais Educação, o Tocantins já finalizou o cadastramento de todas as escolas selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC). Este ano o número de unidades de ensino atendidas saltou de 147 para 305, dentre as quais estão seis escolas indígenas e 26 escolas do campo da rede estadual de ensino.
O Programa prevê a oferta da jornada escolar ampliada com a promoção de atividades para melhoria do ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), onde se destaca o Índice de Efeito Escola, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante.
As unidades de ensino que participam do Mais Educação, recebem recursos do Governo Federal para o pagamento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades ofertadas que são optativas e desenvolvidas no contra turno das aulas. Cada escola pode escolher as ações a serem executadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
Ações do programa refletem na melhoria do aprendizado
O Colégio Estadual Criança Esperança, localizado em Palmas, aderiu ao Mais Educação em 2010. Desde então, a unidade renova o cadastro anualmente junto ao MEC para garantir a oferta do programa que tem mudado a cara da escola. “A diferença é perceptível, tanto em relação à participação ativa dos alunos nas atividades propostas, quanto na disciplina e no aprendizado”, relata Maria do Carmo Ribeiro, diretora da unidade de ensino. Segundo ela, as ações do programa foram também responsáveis pelo maior engajamento das famílias e da comunidade local, “incentivando ainda mais os alunos não só a participar do Mais Educação, mas também a ter um melhor rendimento em sala de aula”.
Na escola, atualmente, são atendidos pelo programa 120 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º do ensino médio. As atividades são focadas no acompanhamento pedagógico, cultura e artes, e educomunicação. No contra turno das aulas os alunos pedem fazer várias oficinas como fanfarra, hip hop, coral, samba de gafieira, entre outros. O pagamento dos monitores, e a compra dos instrumentos e figurinos para as aulas e apresentações são adquiridos com recurso do Mais Educação. Aos finais de semana os educandos preparam ainda a programação que roda na rádio da escola nos intervalos das aulas. A rádio também foi montada com dinheiro do programa e já se tornou parte do cotidiano escolar graças ao Mais Educação. ( Com informações da Seduc-TO)
Especiais
- MAIS LIDAS
-
Sesc e Senac se unem para oferecer ensino médio integrado ao curso Técnico em Administração
Primeira série ensino médio foi incluída no calendário escolar de 2025
-
-
-
- RECOMENDADAS
-
Veja como equilibrar sentimentos e gerenciar suas expectativas
"Nunca me chamam para a entrevista", "Não respondem meu...
-
Centro histórico de Porto Nacional passará por censo
O lançamento de um censo é um passo importante, além de estratégico, para o...
-
Já sabe onde a Prefeitura colocou radares em Palmas?
A Prefeitura de Palmas está elaborando campanha educativa, cujo foco é...
-
II Jogos Desportivos Escolares - Araguaína
Araguaína sediará do dia 26 a 29 de março de 2015 o II Jogos Desportivos...