Emprego

Bancários de todo o país entram em greve

Da Redação Vitrine

A partir de hoje, terça-feira (18), bancários de todo o país entram em greve por tempo indeterminado. A paralisação inclui tanto bancos públicos quanto privados. No Tocantins a decisão foi tomada nessa segunda-feira, 17, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Tocantins – Sintec.

De acordo com o presidente interino do Sintec, Célio Mascarenhas, a paralisação inclui tanto bancos públicos quanto privados. “Todos os bancos do Estado irão fechar as portas a partir desta terça-feira. Cerca de 1.600 bancários deverão aderir a greve”, afirmou o presidente.

Clientes de bancos que forem a uma agência bancária poderão encontrar funcionando apenas os caixas eletrônicos. Porém, o sindicato afirma que, em geral, no primeiro dia de greve, a adesão dos trabalhadores pode não ser muito grande.

Reivindicações - Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25%, com 5% de aumento real, além de plano de cargos, carreira e salários, maior participação nos lucros e resultados (PLR) e mais segurança nas agências. A proposta oferecida pela Fenaban foi 6% de reajuste salarial (0,58% de aumento real). Em 2011 a paralisação durou 21 dias. 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não se pronunciou sobre a greve, mas alertou a população de que muitas das operações bancárias poderão ser realizadas por meio dos caixas eletrônicos, internet banking, telefone e correspondentes bancários, tais como casas lotéricas, agências dos Correios e outros estabelecimentos credenciados.
Há quase 500 mil bancários em todo o Brasil. A expectativa do sindicato é que a greve desse ano possa mobilizar mais do que 42 mil bancários.

Com informações do UOL e Portal CT

Leia sobre: BancosGreveTocantins
TWITTER