Especiais

Tocantins cresce em educação e trabalho, segundo IBGE

 

Investimentos em construção de novas escolas, inclusão de novas atividades lúdicas e principalmente os cursos técnicos profissionalizantes que se intensificaram nos últimos anos, contribuíram, segundo a Secretária de Comunicação – SECOM, para que o Tocantins tivesse um resultado positivo na PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, referente a 2011, divulgada no último dia 22, pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento visa revelar informações básicas sobre as famílias de todo o país.

Segundo os dados da pesquisa, o Estado possui atualmente 1,193 milhão de pessoas com idade economicamente ativas (10 anos ou mais), sendo 593 mil homens e 600 mil mulheres, enquanto em 2009, última pesquisa do PNAD, haviam 1,147 milhão de habitantes do Tocantins estavam em idade economicamente ativa. Para a diretora de Qualificação do Sine – Sistema Nacional de Empregos no Tocantins, Sonia Maria da Luz e Silva, os números são positivos não apenas no número de pessoas que estão em idade apta a trabalhar, mas no índice de trabalhadores preparados para o mercado de trabalho. “O Governo do Estado tem desenvolvido um papel importante buscando ampliar a cada ano a capacitação e a cada ano temos aumentado o número de pessoas capacitadas pelo Sine e a capacitação alia-se à educação para que o trabalhador tenha melhor desempenho em suas atividades dentro da empresa que ele foi inserido”, afirmou.

Só este ano, segundo a diretora, o Sine já capacitou 1.175 trabalhadores em cursos como: técnico administrativo, técnico em atendimento, relações humanas, relações internas, informática, redação oficial e outros. “Estamos em busca de ofertar todas as vagas de acordo com a demanda, para isso já firmamos parcerias com outros órgãos, como o Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial”, enfatizou.

Ainda segundo Sonia Maria, “a educação é de fundamental importância para o trabalhador, porque cada vez que um empregador coloca uma vaga à disposição ele já pontua o perfil do trabalhador que ele quer e quase sempre é exigido no mínimo o segundo grau”, destacou.

Educação - Pela importância da educação no processo de empregabilidade, a diretora de Ensino Médio da Seduc - Secretaria Estadual da Educação, Larissa Ribeiro, destacou a pesquisa como um norte para novas políticas públicas. “Estes índices indicam uma melhoria e precisa ser entendida como resultado das políticas de Governo e, além disso, deve ser usada como fonte para estabelecermos nossos próximos planos e metas voltadas para educação, tanto na taxa de analfabetismo, o acesso a todos à educação e também para o quesito profissionalizante”, afirmou.

Nos últimos dois anos, o Governo do Estado já finalizou mais de 163 obras, possui 72 em andamentos e previsão para construções de mais 34. Os investimentos chegam a R$ 353.586.696,30, que são usados também para compras de carteiras e equipamentos para atividades lúdicas nas escolas de tempo integral.

Cursos profissionalizantes - Somente este mês, o Governo anunciou um investimento de R$ 5,5 milhões na construção e aparelhamento do Centro de Educação Profissional de Tecnológica que será instalada pelo em Guaraí. A obra terá 12 mil metros quadrados. Cerca de 780 alunos da região serão beneficiados. A cidade já conta com Pólo da Universidade Aberta do Brasil. Além destes polos podem ser destacados, os cursos através de parceria com do IFTO – Instituto Federal do Tocantins, em polos espalhados por todo o Tocantins.

Leia sobre: EducaçãoEmpregoTrabalho
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS