A partir de 2008, o Proinfantil está sendo implementado em mais nove estados brasileiros, que integram o Grupo 2 do programa. São eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rondônia e Sergipe. Nesta etapa vão ser habilitados cerca de cinco mil professores cursistas.
Em sua primeira etapa, foram habilitados cerca de três mil professores nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Piauí, Rondônia e Sergipe.
O Proinfantil é um programa de formação inicial para professores em exercício na educação infantil que não possuem o profissionalizante em magistério do ensino médio, habilitação mínima exigida pela legislação. O curso é oferecido a professores das redes públicas e das redes privadas sem fins lucrativos, conveniadas com o poder público. É um curso de ensino a distância, cuja carga horária é de 3.392 horas e envolve parceria entre MEC, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, no exercício do regime de colaboração.
A partir do segundo grupo, o programa passa a contar com a parceria de universidades, que formarão as equipes de professores formadores das escolas normais e de tutores que trabalham diretamente com os cursistas. Atualmente, participam do programa as universidades federais de Goiás, do Mato Grosso do Sul, do Pará, e do Rio Grande do Norte.
A meta do Proinfantil é atender ao maior número possível de professores, considerando que o Censo Escolar registra cerca de 40.000 professores atuando na educação infantil sem a habilitação mínima exigida.
Entendido como uma ação emergencial, o programa tem caráter temporário e deverá ser concluído até janeiro de 2011.
Fonte: MEC