Com caligrafia caprichada e munido de quatro lápis bem apontados, o pipoqueiro José Vieira da Rocha aos 63 anos frequenta as aulas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) com muita empolgação e alegria na Escola Estadual Liberdade. “Depois que eu comecei vir para escola já aprendi a escrever o meu nome e a ler algumas palavras. Assim que aprendi a escrever procurei trocar minha identidade para que eu pudesse assinar o meu nome completo no documento e só assim deixar de constar analfabeto no documento”, comemora, já pensando na carteira de habilitação após concluir os estudos.
Assim como José, atualmente são mais de seis mil alfabetizandos no Tocantins, distribuídos em 464 turmas, dividas em 13 diretorias regionais de gestão e formação. Nesta quinta-feira, 14, dia nacional da alfabetização, o governo do Estado comemora os resultados positivos das ações voltadas a alfabetizar, além de crianças, pessoas com 15 anos ou mais.
De acordo com o secretário Estadual da Educação e Cultura, Danilo de Melo, o governo do Estado tem oferecido em parceria com os municípios aulas de alfabetização para quem não pode frequentar a escola na época certa. “Nós temos feito de maneira partilhada, porém o Estado detém o maior número de matriculas em alfabetização de jovens e adultos. O Estado tem feito um esforço grande no sentido de diminuir a quantidade de pessoas privadas de alfabetização”, destaca.
Sebastião Rodrigues da Silva, 36 anos, diz que nunca teve a oportunidade de estudar. Mas apesar do tempo perdido, ainda tem esperança de realizar o sonho da faculdade. “Fui criado na rocha, perto de Lizarda, por um casal que não me deixava estudar, somente as filhas deles podiam ir à escola. Quando completei 15 anos me mudei para a cidade, mas como tinha que trabalhar não conseguia tempo para estudar. Vim para Palmas há um ano e aqui descobri que tinha escola para pessoas da minha idade tratei logo de me matricular e não quero desistir”, enfatiza.
Mapa da Alfabetização
No Tocantins há 13 diretorias regionais de gestão e formação para EJA distribuídas nas cidades de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Porto Nacional, Pedro Afonso e Tocantinópolis. São 90 turmas em escolas estaduais, 103 em casas do alfabetizado - fazendas, 52 em assentamentos, 189 em escolas municipais e 30 em associações de moradores, totalizando 6.088 estudantes com 15 anos ou mais, adultos e idosos. A meta para o quadriênio é alfabetizar 10 mil pessoas até 2014.
De acordo com o secretário Danilo de Melo, levar educação de qualidade a jovens e adultos que não tiveram oportunidades de estudo é uma das metas do governo, assim como a melhoria da qualidade da educação, a valorização dos profissionais e a educação integral. “Nós temos assumido isso dentro do regime de colaboração e entendendo que todos têm o direito a alfabetização, portanto essa é uma das quatro metas do governo do Estado do Tocantins para esse quadriênio”, afirma. (Shara Rezende – ATN)