Com a permanência na escola por mais tempo, cerca de sete horas diárias, os alunos têm atividades diversificadas como acesso a esporte, artes e alimentação nutritiva e balanceada.
As escolas estaduais de tempo integral são espaços que oportunizam aos alunos condições de se tornarem cidadãos inovadores, empreendedores. É uma escola que estimula os estudantes para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, físico, afetivo e social, preparando-os também para o ensino superior.
No Tocantins, são 50 escolas de tempo integral estaduais. “A infraestrutura e currículo diferenciados contribuem para que a escola seja um lugar agradável, onde os estudantes desejam estar. Tudo isso faz com que haja uma redução considerável nos índices de evasão escolar. A escola em tempo integral é um lugar onde eles são estimulados diariamente e têm acesso às aprendizagens múltiplas”, explica a diretora da Educação Básica da Seduc, Malu Macêdo.
Escola referência
A Escola Girassol de Tempo Integral Ernesto Barros, localizada no município de Colinas, foi ampliada para atender 420 estudantes do 1º ao 9º ano. Para ofertar a nova modalidade de ensino, a escola passou por melhorias na estrutura já existente e construção de novos espaços como salas de aula, refeitório, cobertura da quadra, ampliação do laboratório de informática, além do paisagismo. Atualmente, a unidade escolar oferece aos educandos atividades extras, como aulas de xadrez, dança, informática, artes marciais, capoeira, coral e fanfarra.
“É uma escola diferenciada, que tem uma equipe motivada e unida. Nossa escola tinha índices de aprendizagem muito baixos, alunos indisciplinados e desmotivados. Depois das melhorias no prédio e da mudança para tempo integral, a escola passou a ser uma das melhores da cidade’’, frisa a diretora da unidade escolar, Teônia Cássia de Moura Medeiros.
Segundo Teônia, o ensino integral proporcionou ainda a reestruturação do currículo, com a inserção de disciplinas diversificadas. “Com todas as atividades que temos hoje, acredito que é ofertada uma formação realmente integral aos nossos alunos. Com os estímulos e possibilidades que a escola oferece, eles passaram a ter um rendimento escolar muito superior, a serem mais criativos, mais preparados para os desafios da vida escolar”, destaca a gestora.
Luizinha Ribeiro das Neves, que tem três filhos matriculados na escola, está satisfeita com o ensino integral. “Para mim a escola é perfeita. Meus filhos gostam muito de estudar aqui porque aprendem muito mais que na escola normal. Fico tranquila sabendo que estão na escola aprendendo, ao invés de estarem em casa, ou na rua, na hora que estou trabalhado. Agora ninguém quer mais faltar aula”, conta empolgada.
Melhor estrutura
Em 2013, a antiga sede do Colégio Deoclides Muniz, em Almas, que funcionava em um prédio de placas de concreto, foi substituída por uma escola nova, construída pelo governo do Estado. No Colégio Girassol de Tempo Integral Deoclides Muniz foram investidos cerca R$ 4 milhões para a construção de 14 salas de aula, salas de jogos, dança, artes marciais, biblioteca, auditório, cantina, laboratórios de informática, de biologia, quadra de esportes coberta, além de setores pedagógico e administrativo. A unidade escolar atende estudantes do 6º ao 9º ano.
Foto: Márcio Vieira / ATN Assim como o Colégio Girassol de Tempo Integral Deoclides Muniz, em Almas, outras 49 escolas da rede estadual de ensino funcionam sistema de tempo integral
“Foi a realização de um sonho para toda a comunidade. A escola era de placa, quente, desconfortável. Hoje temos salas amplas, climatizadas e vemos o nosso trabalho tendo muito mais resultado. Os alunos sentiram a diferença e estão mais motivados, com um ritmo de aprendizagem muito melhor e as famílias satisfeitas em saber que seus filhos estão em um local seguro aprendendo a cada dia mais”, ressalta a diretora do colégio, Alemir Ribeiro dos Santos Lopes.
Agora, além das disciplinas regulares, os estudantes têm aulas de informática, experiência matemática, leitura, dança, teatro, artes marciais, xadrez e educação musical. “Foi uma mudança muito boa para os alunos. Podemos dizer que não temos alunos faltosos. Eles gostaram muito da escola e não querem ir embora. Nem quando estão doentes eles querem faltar aula. Eles adoram a escola”, conta a gestora.
Na cidade de pouco mais de sete mil habitantes, a escola é um das poucas alternativas de acesso ao esporte e à cultura. “A maioria das famílias não teria condições de proporcionar aos filhos atividades como as que oferecemos aqui e nem com tanta qualidade. São ações que aproximam toda a comunidade da escola”, conclui Alemir.
Estudantes bem cuidados
A Escola Girassol de Tempo Integral Vila União, em Palmas, passou por uma ampla reforma para oferecer o ensino integral aos 600 alunos matriculados na unidade. As melhorias envolveram troca de piso, ampliações dos espaços, paisagismo, climatização nas 16 salas de aula, novo mobiliário e materiais pedagógicos, além de rotina de sete horas de aulas por dia.
Milena de Paula, de 13 anos e os irmãos David e Daniel, de nove, estudam na Escola Estadual Vila União. “São tantas atividades novas que nem sei de qual gosto mais. Com tantas coisas boas para aprender tenho cada vez mais vontade de vir para a escola. São novidades que vão me ajudar a crescer não só como aluna, mas como pessoa”, conta Milena, que estuda na unidade há quatro anos.
Para Kenvyn Pereira Lima, aluno do 8º ano, o estudo dirigido e a educação musical são os aspectos mais relevantes da educação integral. “É bem melhor quando o professor está perto, te orientando. E a música foi uma coisa que entrou na minha vida para não sair nunca mais. Eu não imaginava tocar numa orquestra e tudo isso aprendi aqui na escola. Tenho muito orgulho de estudar aqui”, diz o estudante.
Kenvyn e Milena integram a Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, projeto pioneiro no Tocantins. O grupo formado por 40 estudantes existe há quase dois anos. Eles, que já são conhecidos no Tocantins, também se apresentaram em eventos na capital federal. ( Núbia Daiana Mota / Seduc)