Da Redação Vitrine
Por Elvio Marques
Foto: Professores, técnicos e alunos da UFT durante a Assembleia
Na tarde desta sexta-feira, 25, durante Assembleia Geral no auditório do Anfiteatro (bloco D) da Universidade Federal do Tocantins – UFT foi decidido apoiar a greve nacional. A votação aconteceu entre os professores pertencentes à Sesduft – Seção Sindical dos docentes da Universidade Federal do Tocantins.
A grande maioria dos professores da UFT decidiram apoiar e aderir à greve nacional. Inicialmente os professores dos campi de Gurupi, Arraias, Porto Nacional , Miracema, Araguaína e Tocantinópolis se pronunciaram quanto as decisões em seus devidos campis. Logo após, representando o campus de Palmas Professor Albano, do curso de Engenharia de Alimentos afirmou que as decisões seriam tomadas a partir dessa reunião. Em seguida, os Centros Acadêmicos e o Diretório Central dos Estudantes puderam também se posicionar diante da greve.
A greve terá incio nesta segunda -feira, 28.
Além dos Professores, técnicos e acadêmicos da UFT, estiveram frente à Assembleia o Presidente da Sesduft Vinícius Marques e o vice presidente Patrick Letouzé.
Para o acadêmico e diretor de comunicação do Centro Acadêmico de Administração, Weberth Oliveira, há um apoio para com a classe dos professores. No entanto, “os acadêmicos são os maiores prejudicados diante da greve, o que impossibilita intercâmbios, projetos e pesquisas”, conclui o acadêmico.
Luta
Entre os motivos da greve estão: a reestruturação da carreira docente, valorização do piso salarial e incorporação das gratificações. Além da melhoria nas condições de trabalho.
No Brasil
44 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil já aderiram ao movimento, resultando em 48 Seções Sindicais. Entretanto, três IFES deliberaram a deflagração da greve para o dia 28, são elas a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e Universidade Federal de Goiás – UFG Campus de Jataí.
Outras informações da paralisação ainda serão divulgadas pela comissão da greve e poderão ser conferidas aqui no Vitrine.
Especiais
- MAIS LIDAS
-
Sesc e Senac se unem para oferecer ensino médio integrado ao curso Técnico em Administração
Primeira série ensino médio foi incluída no calendário escolar de 2025
-
-
-
- RECOMENDADAS
-
Veja como equilibrar sentimentos e gerenciar suas expectativas
"Nunca me chamam para a entrevista", "Não respondem meu...
-
Centro histórico de Porto Nacional passará por censo
O lançamento de um censo é um passo importante, além de estratégico, para o...
-
Já sabe onde a Prefeitura colocou radares em Palmas?
A Prefeitura de Palmas está elaborando campanha educativa, cujo foco é...
-
II Jogos Desportivos Escolares - Araguaína
Araguaína sediará do dia 26 a 29 de março de 2015 o II Jogos Desportivos...